Uma boa composição fotográfica transforma uma cena simples em uma imagem surpreendente. E, para isso, não é preciso ter uma câmera fotográfica top de linha – é preciso praticar o olhar.
Composição é a forma como os elementos são posicionados em sua fotografia e, conhecendo as regras, você irá produzir imagens mais harmônicas.
Dentre os tipos de composição, o mais comum é a Regra dos Terços, que foi extremamente utilizada em muitas cenas do seriado. Nesse artigo, vocês encontrarão fotos apenas do episódio 1 (a série está disponível na Netflix), mas assistam aos demais episódios tendo como base essas orientações e pratiquem!!!
REGRA DOS TERÇOS
Consiste em dividir a imagem como um jogo da velha e posicionar os elementos principais o mais próximo possível dos pontos de interseção.
No primeiro episódio fiquei encantada com as variações de cenários e como o diretor de fotografia conduziu nosso olhar com aplicações da Regra dos Terços, tanto em paisagens, como no retrato. Que parte te chama mais atenção no rosto ao conversar com alguém? O olhar? Então posicione o olhar em um dos pontos e veja que maravilha de composição.
A Regra dos Terços é a mais comum das composições e pode ser aplicada inclusive com o celular. Procure na configuração da sua câmera a opção de habilitar as linhas de grades. Pronto! Agora é só praticar!
LINHA DO HORIZONTE
Para quem está iniciando na fotografia, é comum colocar o assunto principal bem centralizado na foto. Mas assim como a Regra dos Terços, em que percebemos que há pontos de atraem mais a nossa atenção para a imagem, outro item que direciona nossa olhar e produz uma imagem mais harmônica é a linha do horizonte.
Ao registrar uma imagem com linha de horizonte, ao invés de centralizá-la na foto, dê preferência a posicioná-la nas linhas de cima ou debaixo.
Olha que espetáculo! A regra foi aplicada em uma cena da cavalgada, em que o Matthew sai em busca da Anne. Percebam que o cavalo está na linha superior (em desfoque) e o foco está apenas na linha inferior. Que imagem sensacional!
Mas centralizar uma imagem está errado? Claro que não!
Quando entendemos o conceito, quebrar as regras também faz parte, mas para isso também há algumas regrinhas. ;-)
Ao centralizar, é interessante desfocar o fundo para que outras imagens não despertem tanto a atenção.
Na foto abaixo, o desfoque foi no primeiro plano.
LINHAS DE DIREÇÃO
Você pode utilizar recursos de linhas para direcionar o olhar para o ponto de maior atenção na sua foto. Isso acontece de forma natural e pode ser com linhas horizontais, verticais ou diagonais. Estradas e pontes produzem ótimos efeitos nesse estilo de composição.
Há muitas imagens incríveis nesse filme e há também muitas outras técnicas de composição. Tem interesse em conhecê-las?! Na próxima semana trarei novas dicas ainda sobre a série ANNE, aqui no Blog.
Você gosta de fotografar, mesmo que seja com celular?
Venha conhecer e participar do Grupo Fotografar Mais. Estamos no Facebook e em breve (assim que esse isolamento social terminar), voltaremos a nos encontrar para saídas fotográficas no Rio de Janeiro!
Grande abraço e muitos cliques!Carla Vieira